A proptech Lastro anuncia a captação de (US$ 15 milhões) R$ 85 milhões em rodada Série A liderada pela Prosus Ventures, braço de venture capital da Prosus, dona do iFood. Também participaram a FJ Labs e Endeavor Scale-Up Ventures, além dos investidores atuais Canary, QED e 1Sharpe Ventures.
Com o novo aporte, a empresa fundada em 2021 por Allan Paladino e José Thomaz Pereira totaliza US$ 20 milhões levantados até hoje.
Segundo a startup, o investimento será usado para escalar a Lais, agente de IA lançada no início de 2024 que funciona diretamente no WhatsApp das imobiliárias. A ideia é expandir as capacidades da tecnologia, aprimorar a experiência do usuário e adicionar novas integrações e soluções à plataforma.
“A Lais já provou que pode transformar a forma como o mercado se relaciona com os clientes e automatizar essas tarefas, aumentando as taxas de conversão e liberando o tempo dos corretores para que se concentrem em construir relacionamento com os clientes”, afirma Allan Paladino, CEO e cofundador da Lastro, em nota. “Nosso objetivo é usar a IA para potencializar o que as imobiliárias fazem de melhor, vender e alugar imóveis”.
A startup aponta que a assistente virtual tem ajudado a aumentar as taxas de conversão de visitas em até 60%.
Mudança de rumo
A Lastro nasceu com a visão de levar tecnologia para o mercado imobiliário, oferecendo um software vertical para gestão de aluguéis. Por meio de um painel de controle, o proprietário consegue acompanhar os contratos, automatizar as arrecadações e pagamentos, emitir boletos, entre outras possibilidades.
No entanto, no início de 2022, os fundadores perceberam que as métricas não eram tão boas, com ciclos de venda longos e dificuldade para fechar negócios. A solução encontrada foi pivotar o modelo de negócio. Com o boom do lançamento do ChatGPT no fim do mesmo ano e após fazer uma análise sobre tudo o que estava acontecendo no mundo em relação à evolução da inteligência artificial, os sócios viram a oportunidade de fazer mudanças no mercado imobiliário com a nova tecnologia e, em janeiro de 2024 lançaram a Lais.
“O que mais funcionou para o nosso negócio foi essa mistura de resiliência e persistência. Testamos vários approaches e continuamos persistindo nisso até achar um produto que realmente fizesse sentido. Acho que a visão, no fundo, segue a mesma, mas a estratégia de executar isso, mudou”, disse Paladino em entrevista a Época NEGÓCIOS.