Isanex Logo

CRMBonus levanta mais R$ 55 milhões com a Vivo e a Industry Ventures

A CRMBonus está colocando mais R$ 55 milhões no caixa, atraindo para seu cap table a Vivo Ventures, o corporate venture capital da Vivo, e a Industry Ventures, uma gestora de VC de São Francisco com US$ 5 bi sob gestão. 

A captação – uma extensão da rodada Série B da startup – foi feita nos mesmos termos e valuation da rodada original: R$ 2,2 bilhões, o dobro da rodada anterior, de 2021. 

Com a captação de hoje, a Série B da CRMBonus agora levantou um total de R$ 455 milhões. A Vivo e a Industry dividiram o novo aporte meio a meio, colocando US$ 5 milhões cada. 

Antes de investir, a Vivo conheceu a CRMBonus como cliente: desde janeiro, a operadora de telecom estava usando o Vale Bônus, um dos produtos da startup. 

A Vivo oferece o benefício (uma moeda digital que pode ser trocada por descontos numa série de lojas) a clientes para estimulá-los a pagar a fatura em dia e a contratar outros produtos, por exemplo. 

Cinco meses depois, os resultados estimularam a empresa a se tornar sócia do negócio. 

“O Vivo Ventures sempre investe em empresas que ajudem a Vivo a expandir sua atuação e a fortalecer seu ecossistema de negócios,” Rodrigo Gruner, o diretor-executivo de inovação e novos negócios da Vivo, disse ao Brazil Journal. “A CRMBonus se encaixa perfeitamente nisso.” 

Depois do investimento, a Vivo planeja ampliar sua parceria com a CRMBonus. 

Segundo Gruner, além do Vale Bônus, a operadora avalia adotar os outros dois produtos da startup: o giftback, que dá desconto ao consumidor nas compras subsequentes e que poderia ser usado nas mais de 1.800 lojas da Vivo; e o CRM Ads, que usa uma solução de chatbot para gerar leads, permitindo que companhias com uma grande quantidade de clientes possam monetizar sua base. 

A Vivo, que tem mais de 65 milhões de clientes, seria um candidato perfeito. 

“Quando o cliente da Vivo pagar a conta em dia, por exemplo, poderíamos mandar uma mensagem no Whatsapp para ele com ofertas e descontos,” disse Alexandre Zolko, o CEO e fundador da CRMBonus. “Se o cliente clicar em alguma das ofertas, essa empresa pagaria um fee, que seria dividido meio a meio entre a gente e a Vivo.” 

Segundo Zolko, a Vivo também poderia usar o CRM Ads para captar novos clientes, com um CAC baixo. “Ela pode estar nas duas pontas do Ads,” disse Zolko. A CRMBonus faturou R$ 115 milhões no ano passado, com uma margem bruta de 75%. Este ano, a expectativa é mais que dobrar o faturamento e chegar a R$ 240 milhões. 

Esse é o quinto investimento do Vivo Ventures, que tem R$ 320 milhões em ativos sob gestão, dos quais R$ 92 milhões já foram alocados (contando o investimento de hoje). 

O veículo já aportou na Klavi, uma startup de open finance; na Klubi, de consórcios digitais; na Digibee, uma plataforma de soluções no code; e na Conexa/Zenklub, uma plataforma de telemedicina e terapia online.

Fonte: Brazil Journal
Por: Pedro Arbex

Veja mais

Como Realizar uma Análise de Mercado e Concorrência Eficiente

Bradesco adquire duas empresas de tecnologia; confira

Unico chega ao primeiro lucro e recruta executivos da Cielo e do Itaú BBA

Passo a Passo para Criar um Plano de Negócios Completo

Startups de venda de material de construção anunciam fusão

Após largar mercado secundário, Carta se prepara para downround

Monetizar um produto ou serviço de forma eficaz é um desafio para muitas startups

Pessoas, inovação e ciência são pilares essenciais para fazer história

Bancos estatais lutam para acompanhar inovações