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Os 5 principais aprendizados após orientar 100 startups

Startups são difíceis, mas há coisas que você pode fazer que aumentarão suas chances de sucesso.

Aos 16 anos, comecei minha jornada de startup lendo os ensaios de Paul Graham sobre como alguns desenvolvedores inteligentes poderiam produzir valor no valor de milhões por ano por meio de criatividade e velocidade compartilhadas. Isso me cativou. Nessa idade, alguns se apaixonariam por artistas pop, mas para mim, esses engenheiros eram as verdadeiras estrelas do rock.

Quando eu tinha 22 anos, abri uma empresa que levou meu cofundador e eu a sermos contratados por outra startup, a VectorWatch. Alguns anos depois, a Fitbit adquiriu-a e construímos o maior Gabinete Europeu de Desenvolvimento. Trabalhamos em projetos globais que impactaram a vida de milhões de usuários. Depois de mais alguns anos, o Google adquiriu o Fitbit e assim criamos para o Google o maior centro de desenvolvimento de wearables da Europa Central e Oriental.

Foi uma jornada e tanto, com altos e baixos, que me ensinou lições valiosas. Participei de um programa acelerador de startups em sua primeira edição em 2012 e permaneci próximo dele como mentor nas edições seguintes. Eu queria avançar com as lições que aprendi em minha jornada para economizar tempo e energia de outros jovens fundadores e evitar erros que eu mesmo experimentei.

Nos últimos 10 anos, orientei mais de 100 startups em estágio inicial. Alguns estavam em fase de ideia, enquanto outros eram ampliados com milhares de usuários.

Estas são as 5 principais coisas que aprendi através da minha experiência como mentor, iniciando startups e passando por 2 aquisições.

1. As melhores equipes são diversas

A inovação emerge de uma diversidade de perspectivas. Lutei por algum tempo para articular como a inovação acontece. Depois de observar startups e equipes que criaram algo novo, pareceu que a diversidade é o ingrediente fundamental comum.

É o caso perfeito onde 1+1 não é igual a 2. Pode ser igual a muito mais.

Diferentes origens, diferentes visões, diferentes experiências. As melhores equipes são diversas. Esses são os ingredientes que estimulam a inovação.

Uma equipe diversificada não é o único fator. Você ainda precisa de outras coisas, mas a diversidade é o alicerce.

Na faculdade, não consegui construir negócios reais porque não sabia vender e não me preocupei em formar equipes com pessoas que sabiam. Eu estava muito entusiasmado com meus colegas sobre a construção de plataformas e aplicativos, mas depois que os construímos, perdemos o interesse e passamos para o próximo projeto brilhante.

Olhando para trás, eu não tinha a habilidade de entender como construir algo que os usuários desejam e então ser capaz de vendê-lo. Eu poderia ter me educado nesse aspecto ou poderia ter me juntado a alguém bom nessa área.

O resultado teria sido diferente se tivéssemos alguns colegas com experiência em negócios em nossa equipe. Como posso saber disso? Fizemos isso em nossa inicialização posterior. Tínhamos pessoas incríveis vendendo como loucas, e o projeto foi um sucesso por causa delas.

Se sua equipe for formada apenas por fundadores técnicos, acredite, você terá dificuldade em construir um negócio. Procure construir uma equipe diversificada com diversas perspectivas, experiências e habilidades. Você aumentará significativamente suas chances de sucesso.

2. Mentores ganham tempo e experiência

Mentores economizam seu tempo. Você poderá ser ótimo em marketing e vendas em cerca de 10 anos, mas preferiria acelerar toda essa experiência hoje? Ao contratar um ótimo mentor de marketing que possa lhe ensinar os truques do comércio que não são encontrados nos livros, você economizará tempo e dor ao aprender as coisas mais rapidamente.

O problema com os mentores é que os grandes são difíceis de encontrar e, quando você os encontra, é difícil convencê-los.

Um mentor pode economizar seu tempo, mas os melhores não são baratos.

Este é o momento que você precisa para se vender. A melhor abordagem é pensar da perspectiva deles. O que há para eles?

Pode ser uma porcentagem do negócio, a capacidade de aprender mais sobre o seu nicho ou eles querem retribuir à comunidade. Você precisa descobrir o motivo e o motivo, porque é assim que você os convencerá.

No meu caso, eu oriento startups como um mantra de pagamento antecipado durante os programas de startups. Isso geralmente envolve algumas horas durante o programa com cada inicialização e a resposta a e-mails e mensagens do LinkedIn ao longo de sua jornada.

Depende se alguém está procurando uma orientação com mais tempo. Posso ser convencido pela equipe, pelo espaço ou por ambos.

Uma coisa importante que percebi é que você precisa ter alguma química com seu mentor. Conseguir alguém de quem você não gosta ou que não respeita não vai dar certo.

Ganhe tempo e experiência. Sim, você pode se tornar um grande especialista em marketing em 10 anos, mas por que não ser excelente hoje? Obtenha mentores para acelerar sua experiência futura.

Startups são um jogo de vantagens competitivas. Ter um ótimo mentor que pode te ensinar coisas e abrir portas para você é uma delas.

3. Escolhendo os cofundadores certos

Muitas equipes se desfazem porque as pessoas não discutem antecipadamente seus reais interesses. Eles evitam conversas difíceis. No fundo, eles sabem que deveriam tê-los, mas adiam.

O que aprendi e vi em outras startups é que os problemas que isso desencadeia no futuro são mais significativos do que enfrentar conversas difíceis antecipadamente.

As pessoas querem iniciar startups por diferentes motivos. Alguns querem fama e outros querem dinheiro. Alguns querem apenas trabalhar em projetos interessantes e impactantes com pessoas inteligentes, enquanto outros odeiam autoridade e querem fazer suas próprias coisas.

É bom entender os reais motivos e motivações de cada cofundador. Isso o ajudará a determinar se eles permanecerão por aqui quando as coisas ficarem difíceis ou quando uma nova oportunidade brilhante aparecer.

É importante ter uma equipe diversificada que complemente suas habilidades. Veja meu primeiro ponto sobre diversidade. Se toda a equipe fundadora for técnica, você terá um grande ponto cego em relação aos negócios.

Você fará o que sabe, como construir produtos e criar tecnologia excelente. Mas o risco aqui é que você acabe com um ótimo sistema que ninguém deseja, porque ele não resolve um problema real.

Você evitará ter conversas difíceis com usuários que dirão que sua ideia ou produto não é bom, mas essas são exatamente as conversas que você precisará ter com antecedência para ter sucesso. Eu estive lá, não é um lugar divertido para se estar.

O inverso também é válido. Se todos da sua equipe só souberem vender, você acabará vendendo aos clientes uma ideia que não pode ser entregue.

4. Perder-se num mar de conselhos

Mentores são ótimos, mas você precisa ter cuidado com algumas coisas. Às vezes, eles podem dar conselhos conflitantes. A melhor maneira de ver isso é em um programa acelerador de startups, onde você faz mentoria rápida. É como um encontro rápido, mas você tem 20 minutos do tempo de um mentor.

Faça a mesma pergunta e garanto que você não obterá duas respostas semelhantes.

Esteja ciente da paralisia dos conselhos. Isso pode sobrecarregá-lo e mantê-lo preso.

A maior causa da morte de startups é ficar preso. Você é quem deve seguir todos os conselhos e decidir que direção tomar. Nos primeiros dias, a probabilidade de sua startup morrer por não se mover é maior do que explorar cada caminho rapidamente e depois mudar de direção.

Não siga conselhos de mentores em áreas nas quais eles não são especialistas. Os mentores, como todos nós, têm preconceitos. Eles podem ser especialistas em uma área, mas não ter experiência em outras. Eles parecerão confiantes quando disserem coisas porque aprenderam isso em sua área principal. Você tem que pensar se essa é a sua verdadeira área de especialização e se deve seguir seus conselhos.

Os melhores mentores sabem e fazem isenções de responsabilidade quando estão fora de sua área. Eles garantem que suas limitações e preconceitos não poluam os conselhos que dão.

5. Velocidade é essencial

Você pode não ter uma boa ideia para começar. Você pode até não ter a equipe perfeita e está procurando construí-la ao longo do caminho. Mas o que você absolutamente precisa é de velocidade.

Você tem uma ótima ideia, mas provavelmente está errada. Ele precisará evoluir no próximo mês e novamente no próximo mês. Você deve progredir até chegar ao limite de um campo específico.

Paul Graham tem um bom ensaio curto sobre como obter novas ideias .

Chegando à fronteira de um campo, você se deparará com algo que ainda não foi resolvido, o que fará toda a diferença. A sociedade irá recompensá-lo por oferecer algo que deseja, mas que não conseguiu obter até agora.

O caminho para esse ponto é por tentativa e erro, iteração e descoberta de diferentes verdades. Nassim Taleb explica esse conceito de tentar coisas com vantagens ilimitadas, mas desvantagens limitadas.

Startups são difíceis, mas não são impossíveis. Lembre-se de ter como objetivo construir uma equipe diversificada com habilidades complementares e alinhar antecipadamente o motivo pelo qual você está iniciando uma startup. Não se esqueça de contratar mentores que irão acelerar sua jornada e ganhar tempo. A velocidade é essencial, então encontre maneiras de superar a concorrência. Boa sorte!

Fonte: Medium
Por: Daniel Rizea

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